Projetos de estudantes são destaque na Mecatrônica Industrial

O estande do curso superior de tecnologia em Mecatrônica Industrial apresenta dois equipamentos desenvolvidos por esudantes do curso. Um deles é o de uma fresadora CNC para usinagem de placas de circuito impresso (PCI), desenvolvida em parceria com o curso técnico em Mecânica. Para fazer a demonstração ao público, estudantes programaram a máquina para gravação de imagens em placas de acrílico – no caso, a logomarca do Instituto Federal.

Outro trabalho em exposição é um simulador de uma máquina para corte de tubos de aço. O equipamento é programado para fazer cortes de 45 graus, 90 graus ou retangulares, segundo explica um dos autores do projeto, o estudante Rafael de Freitas. O simulador foi desenvolvido para o projeto integrador do quarto módulo (quarta fase) do curso.

Aluno Rafael explica funcionamento do equipamento desenvolvido por ele e outros três colegas.

Aluno Rafael de freitas explica aos visitantes funcionamento do simulador desenvolvido por ele e outros três colegas.

Uma terceira máquina em exposição não foi elaborada no curso, mas adquirida para uso didático. Trata-se de um robô manipulador de peças, em formato de “garra”, programado pelos estudantes para realizar a tarefa de levar uma peça de um lado para outro da mesa. O professor Marcos Collares Bina explica que o robô tem sensores na “garra” que permite manipular até objetos frágeis, como um ovo, sem danificá-los.

No estande o visitante pode encontrar também informações sobre o mestrado profissional em Mecatrônica, o primeiro do País, oferecido pelo IF-SC no Campus Florianópolis.