Automobilística é paixão inevitável

Quem visita sem grandes pretensões o estande do curso técnico em Automobilística, na VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, rapidamente é contagiado pela empolgação dos dois ex-alunos que apresentam os projetos desenvolvidos atualmente no curso. Pedro Cardoso e Charles Ramos se formaram em 2006 e hoje são alunos do curso superior em Mecatrônica do IF-SC, mas continuam apaixonados pela área automotiva.

Estande juntou cursos de Mecânica e Automobilística

Em meio a projetos de reboque para bicicletas e conhecimentos sobre eletrônica embarcada – aquela utilizada nos equipamentos eletrônicos dos automóveis -, o visitantes desse estande toma conhecimento dos desafios e do percurso trilhado pelos estudantes do curso. “São três semestres e um estágio, o que dá um ano e meio de aula”, conta Pedro. “E é um período muito bom em que todo mundo que está lá faz o que gosta”, destaca ele, que trabalhava numa empresa de motores antes de decidir voltar a ser um aluno do IF-SC.

Já para Charles, a paixão pelo curso fez com que ele mudasse inclusive o rumo de sua carreira profissional. “Eu sempre fiz esportes e cursava Educação Física quando fazia o curso técnico. Mas gostei tanto que larguei o curso superior e hoje estou investindo num futuro dentro da área de Mecatrônica, que tem muita ligação com Automobilística”.