Qualidade da água é tema de estande de Saneamento

Alunos e professores do curso técnico em Saneamento explicam aos visitantes da VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Florianópolis como são feitos o tratamento e a análise da qualidade da água. Os projetos expostos simulam etapas desses processos e ajudam a compreender a importância do consumo consciente da água.

Um dos projetos expostos no estante é o teste de jarros, que ilustra a diminuição da turbidez da água e corresponde a uma parte do trabalho  realizado em estações de tratamento.

Estande do curso de Saneamento e experimento de "teste de jarros" (à direita)

Os alunos de Saneamento também explicam o que representa a detecção de algumas substâncias na água. “O nitrato é cancerígeno e o sulfato de alumínio pode causar a doença de Alzheimer quando consumido a longo prazo. Já o fosfato indica que está ocorrendo alguma coisa de errada na natureza do local onde ele foi encontrado, como, por exemplo, um processo de eutrofização”, explica a aluna Débora Íris, da 5ª fase do curso téncico integrado.

Uma ideia sobre “Qualidade da água é tema de estande de Saneamento