SNCT em Jaraguá do Sul

Este ano, o Campus Jaraguá do Sul do IF-SC organiza pela primeira vez atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começaram na quarta-feira, dia 14, e terminam hoje.

Confira abaixo algumas imagens das atividades já desenvolvidas. Quem descreve os eventos é o professor Roberto Eissler, do Campus Jaraguá do Sul.

Alunos do curso técnico em Têxtil explicam como é feita uma análise de malha. Algumas partes são visualizadas pelos visitantes quando se mostra a preparação do tecido com o objetivo de verificar sua estrutura, comprimento do ponto, titulação do fio, gramatura calculada, entre outras.

Os visitantes verificam as possibilidades da estamparia por meio de uma exposição de amostras, onde eles podem ver e tocar, percebendo as diferentes texturas e efeitos. Também ocorre a explicação de como se obtém esses resultados.

O aluno Sebastião usinou aço 1045 como demonstração para alunos de ensino médio de escola pública. Um contato inicial com a área de mecânica industrial visando a despertar o interesse em possíveis futuros técnicos.

Na área de moda, destacou-se o trabalho feito pelos alunos tendo em vista a preparação do “Garota dos Bairros”, um evento local cuja participação do IF-SC ocorre com toda a produção do desfile. Os alunos fazem pesquisas históricas como apoio para a criação de um look a ser desfilado pelas candidatas do concurso e também de uma sobreveste que estará exposta no dia do evento. Na foto: alunos e ao fundo paineis de inspiração.

Na área têxtil, pôde-se verificar o funcionamento de um tear, e o aluno Daniel, do curso técnico em Têxtil, teve a oportunidade de responder as perguntas dos visitantes, entre elas o que acontece quando um fio se rompe. Simulou essa ocorrência e mostrou como corrigi-la. Pôde explicar um pouco do que se faz em malharia no curso do IF-SC aos alunos das escolas públicas que visitaram esse laboratório.