7ª SNCT começa em Jaraguá do Sul com palestra sobre Ciência e Tecnologia

Para conscientizar os estudantes do Campus Jaraguá do Sul e do Campus Avançado Geraldo Werninghaus sobre a importância da ciência e da tecnologia no cotidiano e na vida profissional, o professor Clodoaldo Machado, do curso superior de Palestra sobre Ciência e Tecnologia, no Campus Jaraguá do SulLicenciatura em Física, abriu a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Jaraguá do Sul com a palestra o tema. O evento foi aberto à comunidade e ocorreu no auditório do Campus Jaraguá do Sul, nos períodos da tarde e da noite.

Segundo o professor do IF-SC, a ciência – que trata da compreensão da natureza física e humana – e a tecnologia – que se refere ao “produto” da ciência – são fundamentais tanto para o desenvolvimento da sociedade quanto do indivíduo. “Na nossa vida precisamos realizar muitas escolhas e, para ajudar nesse processo, podemos utilizar um método científico para nos embasarmos. E essa é apenas uma das aplicações práticas da ciência na vida”, explica.

Professor Clodoaldo Machado durante a palestra que abriu a VII SNCT em Jaraguá do SulNa palestra, o professor estimulou os presentes a participarem de projetos científicos e discutiu a situação do País em relação ao patamar atual de desenvolvimento cietífico e tecnológico. “Temos tudo que precisamos para sermos uns dos países mais avançados nessa área: território, população e PIB [Produto Interno Bruto]. Mas ainda não estamos nem entre os dez mais avançados”.

Para o diretor-geral do Campus Jaraguá do Sul, Emerson José Soares, os alunos e professores do IF-SC – assim como os dos demais Institutos Federais – são responsáveis pelo avanço científico e tecnológico no País. “Somos um ‘Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia’ e, dessa forma, nada mais fundamental para cumprirmos nosso papel que tenhamos a compreensão do que é, enfim, a ‘Ciência’ e a ‘Tecnologia’”, destaca.

As atividades da 7ª SNCT continuam, nesta quinta-feira, em Florianópolis e em Jaraguá do Sul. Em Jaraguá estão previstas as visitas de alunos do ensino médio e fundamental, além de uma “Feira de Ciências” na qual os visitantes da SNCT poderão conhecer os trabalhos desenvolvidos nos cursos técnicos e superiores do IF-SC.