Departamento de Eletrônica expõe projetos de estudantes

O Departamento de Eletrônica, do Campus Florianópolis, tem um estande para os cursos técnico em Eletrônica e superior em Sistemas Eletrônicos. Entre os projetos mostrados estão um sistema de acionamento automático de aparelhos eletroeletrônicos, um controlador de cargas e um painel fotovoltaico.

O sistema de acionamento foi desenvolvido como projeto de pesquisa pelo aluno Lucas Kindermann e permite que se programe um horário específico para ligar ou desligar os aparelhos de uma casa ou de um edifício. Também é possível programá-lo de acordo com a quantidade de luz em um ambiente.

Já o projeto de controlador de cargas começou a ser desenvolvido pelos alunos Fábio Cabral e Cleide Salvato, e acabou se tornando o projeto de conclusão de curso de Cleide. “A partir do trabalho, podemos controlar qualquer tipo de carga elétrica e monitorar a quantidade de energia consumida”, afirma.

Há, ainda, um cubo animado feito de LED por alunos do terceiro módulo do curso superior em Sistemas Eletrônicos, e um amplificador desenvolvido por estudantes do primeiro módulo.