Curso de Refrigeração mostra sistema para aquecer água

No estande do curso técnico em Refrigeração e Condicionamento de Ar na SNCT em Florianópolis, o visitante pode conhecer um projeto para utilizar o calor gerado pelo condensador de condicionadores de ar para aquecer água. O sistema permite fazer o aquecimento com um sexto da potência que seria utilizada pelo método convencional de aquecimento de água em chuveiros, por exemplo.

O sistema permite aquecer a água até a temperatura de banho (cerca de 45 graus Celsius). E como funciona? Imagine um quarto de uma residência.  O condicionador de ar retira o calor do ar do ambiente interno e o libera, por meio do condensador, na parte externa. É esse calor liberado que o sistema desenvolvido pelo curso de Refrigeração aproveita para aquecer a água, sem interferir na potência do condicionador de ar.

O professor Marcelo Luiz Pereira, orientador do projeto, explica que o sistema pode ser usado em hotéis e pousadas, onde é necessário aquecer grandes quantidades de água, e em sistemas de aquecimento central de água. Além de Marcelo, três estagiários do curso participam do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *