Ilusionismo continua a atrair público em Jaraguá do Sul

Os projetos apresentados pelo curso superior de Licenciatura em Física que tratam de ilusões de óptica são um dos principais destaques da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus. Um deles é o trabalho dos alunos Jonny e Élvis, do 2º módulo, que intriga pela naturalidade com que objetos “caem para cima”. (foto)Objetos que parecem "cair para cima" chamam a atençãoOutro trabalho, dos alunos Noel, Débora e Neimar, faz os visitantes refletirem sobre o que são capazes de enxergar. “Nós vemos o que nosso cérebro está acostumado a ver”, explica.

Um dos experimentos exibidos aos visitantes mostra como as imagens tridimensionais podem ser afetadas por uma gravação em vídeo. Veja abaixo o exemplo do “Dragão 3D”, apresentado na SNCT.

Por fim, um dos temas que também atraem curiosos é a tensão superficial. Quantas gotas de água você consegue colocar em cima de uma moeda de cinco centavos sem que a água ultrapasse as bordas da moeda? O recorde obtido até o momento pelos visitantes da SNCT em Jaraguá do Sul é de 43 gotas (na foto abaixo a moeda está com 17 gotas).Visitantes tentam colocar o máximo de gotas sobre uma moeda de 5 centavosMoeda cmo 17 gotas de água

Uma ideia sobre “Ilusionismo continua a atrair público em Jaraguá do Sul

1. Olá pessoal!

Em primeiro lugar parabéns a todos os acadêmicos, professores, alunos, educadores em geral e servidores que compareceram à nossa feira.
    Isso foi resultado de muito esforços de todos e do trabalho em equipe, feito com grande entusiasmo e perspicácia.
    Gostaria de agradecer aqui a todos que contribuiram para que semana se realizasse com sucesso, apesar da pouca divulgação, atingimos excelentes números e com grande entusiasmo demos o nosso melhor, com certeza, prova disso foi o resultado que a feira teve!
    Nota 10 a todos!

Paulo Éder – acadêmico Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Fisica – Jaraguá do Sul.