Alfredo, 71 anos, vai prestar o Enem

Alfredo Fernandes, gaúcho de Passo Fundo de 71 anos que há 27 mora em Chapecó, está atrás de um sonho: entrar em um curso superior. “O espaço que eu não tive quando era mais jovem, estou buscando agora”, afirma. Alfredo é um dos cerca de 100 aluno do curso Pré-Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que visitaram a Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Chapecó.

Quando fala em “buscar o espaço”, o representante comercial, que ainda não tem formação superior, refere-se à falta de oportunidades para estudar quando era mais jovem e morava em uma comunidade do interior de Passo Fundo. “Fui pra cidade porque precisava trabalhar e não dava tempo para estudar”, conta.

Alfredo ainda não decidiu para qual curso pretende se candidatar – Economia ou Engenharia de Alimentos são algumas das opções. O certo é que ele vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tentar uma vaga em um curso superior.

Alfredo (no centro da foto) e os colegas do Pré-Vestibular da UFSC visitaram laboratórios do Campus Chapecó

Sobre a visita ao IF-SC, Alfredo diz que “todos os laboratórios são interessantes” e que a qualificação profissional é importante para o futuro dos jovens. “É importante oferecer para a juventude essa oportunidade de se qualificar”, avalia.

Alfredo e os demais visitantes da Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Chapecó conheceram a mostra de projetos dos alunos do Campus Chapecó e laboratórios de todos os cursos. Professores e servidores do IF-SC apresentaram a eles alguns equipamentos utilizados nas aulas e forneceram informações sobre os cursos oferecidos. Para finalizar a visita, os estudantes assistem a uma apresentação do diretor-geral do campus, Juarez Pontes, sobre o IF-SC e os cursos que a instituição oferece em Chapecó.