Trabalhos de Eletromecânica podem auxiliar professores do ensino básico

No Campus Chapecó, os trabalhos inovadores dos estudantes (projetos integradores e de pesquisa) ocupam o hall do prédio administrativo. Quem visita o campus pode conhecer, por exemplo, trabalhos produzidos pelos alunos do curso Proeja (educação profissional integrada à educação de jovens e adultos) em Eletromecânica que podem auxiliar professores da educação básica em suas aulas.

Os alunos da Eletromecânica desenvolveram maquetes em isopor de bacias hidrográfias da região Oeste do Estado e um sistema que simula o motor a vapor produzido por James Watt no século 18.

Outra maquete serve para destacar o uso do LED (diodo emissor de luz) em vez das lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. O estudante Djoni Dittadi explica aos visitantes que o LED não disperdiça energia em calor, como acontece com as lâmpadas fluorescentes e principalmente as incandescentes, e seria mais econômico em longo prazo. O que impede o seu uso em maior escala seria o alto custo de instalação.

Outro trabalho da Eletromecânica que chama a atenção dos visitantes é o “Mexa-se e Produza”, nome dado a um sistema que permite ligar até um tocador de CD utilizando a energia gerada pelo movimento da roda de uma bicicleta.

Quem quiser conhecer os trabalhos deve se apressar. Hoje (22) é o último dia de visitação da Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Chapecó (Av. Nereu Ramos, 3.450-D, bairro Seminário).