Debate sobre soberania e segurança alimentar

A noite de quinta-feira (13) foi de discussão sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Esse foi o tema abordado por quatro estudantes do curso de qualificação profissional em Produção Integrada de Frutas do Campus Urupema do IF-SC: Eliton Ribeiro de Andrade, José Nilson de Brito, Lenon de Andrade e Lucas dos Santos Vieira. O trabalho foi orientado pelo professor Estevan Muñoz.

Entre os temas em debate, o excesso de agrotóxicos usados na agricultura no Brasil. O filme “O veneno está na mesa” foi usado nas discussões.  Segundo o filme, há estudos que mostram que o brasileiro ingere, em média, 5,2 litros de agrotóxicos por ano por meio do consumo de produtos agrícolas.  “A produção orgânica ainda é muito pequena”, lamenta Estevan.

Os quatro estudantes trabalham na área de fruticultura, mais especificamente com a maçã, fruta importantíssima para a economia de Urupema, município de 2,4 mil habitantes. Lucas e José Nilson trabalham na colheita da maçã, enquanto as famílias de Eliton e Lenon são pequenas produtoras da fruta. Eles buscaram o curso no IF-SC para ampliar conhecimentos e crescer profissionalmente.

“Estudar sempre é bom. A gente ganha como pessoa e na profissão também”, diz José Nilson. “Muita coisa a gente já sabe na prática, mas aqui a gente aprende a teoria e novos conteúdos também”, completa Eliton.