Experiências químicas com alimentos em Urupema

Sabe fazer ovo frito sem usar fogo? Os professores Marcos Stroschein e Roberto Komatsu, do Campus Urupema, demonstraram como isso é possível para crianças de 6 a 14 anos da Escola Nucleada Municipal do Cedro durante a Semana da Alimentação, evento em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Eles usaram vários alimentos para demonstrar aos estudantes experiências químicas que eles podem fazer em casa. “O objetivo é instigar neles o interesse pela ciência”, diz Marcos.

As experiências servem para ensinar aos estudantes conteúdos como pH, densidade e estados da matéria. Parece complicado, mas os ingredientes são bem simples. Com apenas água, amido e corante, os professores mostraram às crianças como é um fluido não-newtoniano, que não tem viscosidade bem definida. Basta também água, sal e um ovo para falar sobre a densidade da água – quando não há sal na água, o ovo afunda no copo; se tem, ele bóia.

Ah, ficou curioso sobre o ovo frito sem fogo? Na verdade, ele não fica exatamente frito (comestível), mas sim com aspecto de ovo frito. Para isso, basta colocar o ovo junto com álcool num recipiente. O álcool, assim como faria o fogo, provoca a chamada desnaturação das proteínas do ovo – elas se deformam, alterando suas características. Saiba mais neste vídeo.

Uma ideia sobre “Experiências químicas com alimentos em Urupema