Começam as atividades do Campus Gaspar

Nesta terça-feira (18), o Campus Gaspar iniciou as atividades da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Palestras sobre sustentabilidade marcaram o primeiro dia do evento no campus.

“Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos: a vegetação que nos protege” foi o tema da palestra proferida pelos professores da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Lúcia Sevegnani e Hélio dos Santos Silva. O professor Ademar Cordero, também da FURB, realizou a palestra “Sustentabilidade – Água e as Enchentes Urbanas”, em que refletiu sobre a expansão das áreas urbanas, que diminuem o escoamento da água e causam alagamentos em qualquer chuva torrencial. O professor levantou a necessidade de um planejamento das ações de crescimento da cidade para evitar prejuízos. 

 No período noturno, mais três palestras integraram a programação: “Grupo RIC: A caminho da sustentabilidade”, em que o palestrante Marcos Souza apresentou as ações socioambientais desenvolvidas pela RIC Record; “Equilíbrio: tempo, vida e profissão”, com o professor do IF-SC, Cleverson Tabajara, que discorreu sobre estar preparado para as oportunidades que surgem na vida; e “Sustentabilidade: Teoria ou Prática”, proferida pelo professor José Constantino Sommer da Fundação Municipal do Meio Ambiente, que abordou os fundamentos que conduziram à situação de insustentabilidade socioambiental.

Confira mais fotos na galeria de imagens da SNCT 2011 na página do IF-SC no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *