Alunos do IFC participam da SNCT do IF-SC

A SNCT no Campus Araranguá teve a participação do Instituto Federal Catarinense (IFC), instituição pública federal que oferece educação profissional e tecnológica, assim como o IF-SC. Os estudantes que participaram do evento são do Campus Sombrio do IFC, que fica na cidade vizinha de Santa Rosa do Sul (ainda leva o nome “Sombrio” porque quando foi criado, como escola agrotécnica federal, Santa Rosa do Sul ainda não havia se emancipado de Sombrio).

Os estudantes do curso de Agronomia (graduação) do Campus Sombrio do IFC apresentaram na SNCT do Campus Araranguá do IF-SC um projeto que visa a transformar óleo de cozinha em sabão. Segundo explica o aluno Manuel Souza Matos (em primeiro plano na foto), um litro de óleo é o suficiente para poluir 20 mil litros de água.

No processo de reutilização adotado por eles, são usados 3 litros óleo para 16 litros de água – com isso, evita-se a poluição de 60 mil litros de água. Soda cáustica e a fragrância desejada (limão, coco, etc.) também são utilizados. O sabão fica com consistência pastosa e pode ser utilizado para lavar louças e roupas.