Campus Araranguá levou SNCT ao centro da cidade

Pela primeira vez, o Campus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) realizou atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Centro da Cidade. Nos estandes montados na terça-feira (18) em frente à Praça Hercílio Luz, os cursos técnicos em Eletromecânica, Produção de Moda e Têxtil: Malharia e Confecção expuseram trabalhos de alunos e servidores para a comunidade. Nesta quarta e quinta-feira, as atividades serão realizadas no campus (Avenida XV de Novembro, 61).

No estande do curso técnico em Eletromecânica, os visitantes conheceram a “bicicleta noturna ecológica”, que possui um sistema para geração de energia elétrica a partir dos movimentos de pedalada do ciclista. Para isso, tem quatro ímãs acoplados aos aros da roda traseira que, ao passar por uma bobina feita com papelão e fios de cobre, gera energia para as lâmpadas que iluminam a parte traseira da bicicleta. “O propósito dela é a segurança do ciclista explica Oliveira Homem, estudante do terceiro módulo do curso.

O professor Andrei Franco, um dos orientadores do trabalho, conta que outro objetivo é incentivar o uso de bicicletas em Araranguá, cidade praticamente toda plana em sua região central. Em breve, o IF-SC deve organizar uma “bicicletada” pela “Cidade das Avenidas”, com a participação de aproximadamente 50 ciclistas. Outro trabalho apresentado pelo curso foi o de um braço mecânico movido por um sistema pneumático (a ar).