Feira de ciências no Campus Jaraguá do Sul termina nesta quinta-feira

A população de Jaraguá do Sul tem até esta quinta-feira, dia 20, para visitar a I Feira Interdisciplinar de Iniciação Científica de Jaraguá do Sul, promovida pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) com o apoio do CNPq. Na feira estão expostos 35 trabalhos de ciência produzidos por aproximadamente 120 alunos do ensino médio do IF-SC e outras seis escolas de Jaraguá do Sul. A entrada na feira é gratuita e vai das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Os trabalhos apresentados abrangem diversas áreas do conhecimento, desde geografia e história até física e matemática. “O objetivo é estimular o hábito da pesquisa desde cedo nos alunos das redes pública e privada, além de permitir a troca de experiências entre os participantes e o público”, explica um dos organizadores do evento, Gerson Ulbricht.

Professores organizadores da Feira

Entre os experimentos apresentados durante a I Feira estão guindastes hidráulicos e pneumáticos, um planetário e estudos sobre radioatividade, tratamento de resíduos e qualidade da água. “Mesmo sendo ainda alunos do final do ensino fundamental ou do ensino médio, a qualidade dos trabalhos é muito boa”, destaca Julio Bortolini, também da comissão organizadora.

Os trabalhos apresentados na I Feira Interdisciplinar de Iniciação Científica de Jaraguá do Sul estão sendo avaliados segundo critérios científicos e de qualidade e os melhores serão premiados com medalhas. Além disso, o trabalho de maior destaque receberá duas bolsas de iniciação científica do CNPq para que o projeto apresentado na Feira possa ser melhorado e volte a ser apresentado pelos autores.

Para conhecer a I Feira Interdisciplinar de Iniciação Científica basta visitar o Campus Jaraguá do Sul do IF-SC (Av. Getúlio Vargas, 830, Centro – Jaraguá do Sul).