SNCT em Caçador termina hoje

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Campus Caçador começou na segunda-feira, dia 17, com duas palestras. O ex-presidente da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Caçador (Ampe), Ibrahim Socreppa, motivou o público de cerca de 70 pessoas, falando sobre as vantagens de se abrir uma empresa atualmente. Em seguida, o engenheiro ambiental Alessandro Zapani fez uma apresentação sobre meio ambiente e o tratamento de efluentes nas indústrias de plásticos e de confecção.

Na terça-feira, dia 18, as atividades aconteceram no Parque Empresarial e Tecnológico (PET), onde são ministradas as aulas práticas dos cursos técnicos em Plásticos e em Vestuário. Os alunos do curso Técnico em Plástico dos módulos I e II demonstraram seus conhecimentos sobre vários assuntos, como: classificação e caracterização de polímeros, processos de fabricação, como termoformagem, injeção, extrusão e sopro, mecanismos pneumáticos e desenho auxiliado por computador. Alguns alunos apresentaram seus trabalhos desenvolvidos na disciplina de Projeto Integrador.

Já os alunos do curso Técnico em Vestuário apresentaram trabalhos e técnicas de modelagem, corte e costura e equipamentos de proteção individual de trabalho. Os alunos do módulo II apresentaram fotos e modelos do desfile de moda do primeiro semestre. Os do módulo I confeccionaram e expuseram modelos em bonecas Barbie inspirados em estilistas do século XX.

A SNCT em Caçador termina nesta quarta à noite (19), com atividades ligadas ao tema Inclusão e Acessibilidade. O Coral da Associação de Pais e Amigos do Surdo de Caçador (Apasc) virá ao campus para uma apresentação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).  Além disso, haverá uma oficina de Libras e a palestra da professora Ivonete  Badlhuk sobre tecnologias assistivas no ensino a deficientes visuais.