Oficinas e palestras marcam o segundo dia da Semana de C&T do Campus Gaspar

Na quarta-feira (19), alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram de uma oficina sobre o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (CONPET) durante a Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Gaspar. A professora Elenir Honorato Vieira, que atualmente gerencia o CONPET, organizou a oficina que mostrou aos alunos informações sobre o petróleo, gás natural e seus derivados, além de energias renováveis e não renováveis.

No período da tarde, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) também realizou duas oficinas. Uma com o tema “Da água bruta à água tratada: aprenda o processo”, ministradas por Mayra dos Santos e Douglas Pasquali, que apresentaram o processo de tratamento de água. A outra atividade foi sobre o “Gerenciamento do lixo domiciliar” com Daniel Fernando Cardoso, que focou no processo de produção do lixo domiciliar e formas de se reduzir, reutilizar e reciclar o mesmo.

Neste dia, os alunos ainda puderam assistir a palestras com os temas “A fauna e flora com as mudanças climáticas” e “Utilização das Mídias Sociais na Atração de Pessoas”. A mesa-redonda “Sustentabilidade empresarial” encerrou o segundo dia do evento, com a participação de Alcebíades Corrêa Netto e Vanesa Pelenz Gruhs que discorreram sobre a importância dos processos com foco em sustentabilidade nas empresas, utilizando os recursos naturais de forma consciente. Atividades culturais de dança, música e capoeira, descontraindo os participantes.