Realizada nos dias 19 e 20 deste mês no Campus Jaraguá do Sul, a I Feira Interdisciplinar de Iniciação Científica de Jaraguá do Sul premiou os melhores trabalhos apresentados por alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Confira, abaixo, o resultado da premiação para o Ensino Médio, que avaliou tanto os trabalhos em desenvolvimento (apresentados na forma de banners) quanto os trabalhos concluídos.

Categoria: Ensino Médio – Projeto concluído

1º) Guindaste Hidráulico – EEB Alvino Tribess. Alunos: Fernando Dallagnelo, Davy Mader de Souza

Sobre o projeto vencedor: com o apoio de tubos e seringas, os alunos construíram um mecanismo capaz de demonstrar, na prática, os princípios da hidráulica e a aplicação da física no dia-a-dia.

2º) Braço Pneumático – EEB Alvino Tribess. Alunos: Felipe Scherer, Albert Janke Neto

3º) Eletrólise da Água e Sal de Cozinha (NaCl) – EEB Alvino Tribess. Aluno: Silmar Luiz Pagno Júnior

Categoria: Ensino Médio – Banner (projeto em desenvolvimento)

1º) Álcool Consumível – IFSC. Alunos: Eduardo Lux, Jean Carlos Viccari Pereira, Maurício Antonio Goetten

Sobre o projeto vencedor: um estudo quantitativo realizado junto a alunos do ensino médio de Jaraguá do Sul (entre 14 e 18 anos) mostrou a relação dos jovens com o consumo de álcool, apontando, por exemplo, que apenas 5,9% dos alunos de escolas particulares e 3,3% dos alunos de escolas públicas nunca consumiram álcool. Além disso, 48,1% dos jovens conhecem ou já presenciaram algum caso em que uma pessoa se afastou da família devido ao alcoolismo e a curiosidade é o fator que mais atrai os alunos para experimentar bebidas alcoólicas pela primeira vez.

2º) Lixões da Região – IFSC. Alunos: Lucas Dal-ri, Camila da Silva Saplak, Leonardo Augusto Borck Larroza

3º) Problemas Causados nas Famílias Produtoras de Tabaco – IFSC. Alunos: Eduarda Cristina Gazzola, Jonas Mendonça de Oliveira, Luisa Montibeller

Todos os trabalhos foram avaliados segundo os critérios de Capacidade Criativa, Pensamento Científico, Minuciosidade, Habilidade, Clareza e Valor Espetacular Relativo.

Para conferir as fotos da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em todos os campi do IF-SC, acesse a página do IF-SC no Facebook (www.facebook.com/ifsantacatarina).

Uma ideia sobre “Confira o resultado da I Feira Interdisciplinar de Iniciação Científica de Jaraguá do Sul

1. Muito bem escolhido o primeiro lugar!, estive lá e apreciei muito a feira interdisciplinar, parabéns a todos os envolvidos na elaboração da feira e principalmente aos garotos do Álcool Consumível,belíssimo projeto!