Palestra abre a SNCT do Campus Florianópolis-Continente

Na manhã desta segunda-feira (15) o Campus Florianópolis-Continente realizou a abertura das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do campus. O evento foi realizado no auditório da Reitoria e contou com uma palestra da assessora da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC, Maria Cristina Madeira da Silva.

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, e a diretora-geral do campus, Nelda Plentz de Oliveira, fizeram a abertura do evento. “O Campus Florianópolis-Continente representa bem a transformação da educação profissional e tecnológica no país”, observa a reitora. Os servidores e alunos presentes também cantaram os parabéns pelo Dia do Professor, comemorado hoje.

Com o tema “Educação Tecnológica e o Trabalhador Brasileiro”, Maria Cristina apresentou o cenário atual da educação profissional no Brasil, onde existe uma defasagem nos cursos superiores de tecnologia e nas engenharias. “Durante muito tempo, milhares de brasileiros foram excluídos da educação formal. Agora, várias políticas do Governo Federal procuram minimizar esses prejuízos”, ressalta.

A assessora destacou também que a criação dos Institutos Federais ampliou a oferta de educação profissional. “A partir de 2008, tivemos o desafio de fazer com que instituições centenárias, que antes atuavam de forma isolada, começassem a atuar em rede. Além disso, essas instituições também passaram a trabalhar com o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão”, relata. Em 2002, o Brasil possuía 140 unidades de educação profissional, em 120 municípios. Para 2014, a previsão é de 562 campi em 512 municípios.

Após a palestra, os participantes puderam conferir a exposição de fotografias enviadas para o concurso cultural do campus, no qual os vencedores serão conhecidos na próxima sexta-feira (19), durante a comemoração dos seis anos de atividade do campus.