O que você faz com sua radiografia velha?

A radiografia é um exame que ajuda os médicos a diagnosticarem e tratarem doenças. Mas o que fazer depois com esse material? Para ensinar as pessoas a fazerem um correto descarte e ainda evitar que o material utilizado na radiografia polua o meio ambiente, professores e alunos do Campus Florianópolis do IFSC se uniram para desenvolver um projeto de pesquisa intercursos que está sendo apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Brasília, que começou nesta terça-feira (16) e termina no domingo (21).

O trabalho começou em agosto e envolve estudantes e docentes dos cursos técnico integrado em Química e Superior de Tecnologia em Radiologia. A professora Laurete Medeiros Borges, coordenadora do curso de Radiologia e idealizadora do projeto, explica que a intenção é alertar para o perigo que os resíduos das radiografias geram quando o descarte não é adequado. “Queremos que os alunos já comecem a desenvolver nos cursos uma consciência ambiental”, destaca.

O projeto envolve tanto a questão educativa – de orientar as pessoas a não jogarem radiografias em lixo comum – como também a recuperação da prata usada na radiografia e a reutilização de filmes radiográficos descartáveis. No estande do IFSC na SNCT de Brasília, o grupo mostra como faz o processo para reaproveitar a radiografia, que envolve lavação, filtragem e queimação em um forno. Ao final, recupera-se a prata – que é utilizada nas aulas de química – e o acetato limpo, que é entregue para os alunos do curso superior de tecnologia em Design de Produto usarem no laboratório de materiais.

O trabalho será feito até novembro. “Estamos passando em clínicas para orientar sobre o correto descarte das radiografias e ainda vamos passar nas salas de aula para conscientizar nossos alunos”, conta Laurete.

Também trabalham no projeto as professoras Andréia Huhn (Radiologia) e Berenice Junkes (Química). Participam da pesquisa ainda as alunas bolsistas Daniela Klabelg (Radiologia) e Aline Flores (Química) e os estudantes voluntários Massai Silva (Química) e Marelise Montana (Radiologia).

Uma ideia sobre “O que você faz com sua radiografia velha?

1. Olá,

tenho varios exames de RX antigos, quero descartar mas nao gostaria de jogar no lixo comum pois sei que e toxico. Por gentileza, sabem informar se tem algum ponto de coleta para este tipo de material aqui em florianopolis ilha/continente?

No aguardo.