Projeto transforma óleo vegetal em sabão

A sustentabilidade, um dos temas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, está sendo posta em prática por alunos do Campus Florianópolis. No evento que está ocorrendo em Brasília, os estudantes do IFSC trouxeram sabão feito de óleo vegetal usado para mostrar aos visitantes. O reaproveitamento do produto evita os danos ambientais causados quando o óleo é descartado na rede de esgoto.

A aluna do curso integrado de Química, Aline Flores, que foi bolsista do projeto, explica que o trabalho buscou incentivar os estudantes a terem vivência no laboratório e a ter consciência ambiental. “Fizemos pesquisa nos restaurantes e lanchonetes para ver como eles descartavam o óleo usado, pesquisa bibliográfica e experimentos para ver o melhor processo para otimizar a fabricação de sabão a partir do óleo”, conta. O estudante Massai Silva, do mesmo curso, também participou do projeto.

Para produzir os sabões, os alunos utilizaram o óleo usado da cantina do Campus Florianópolis. Depois de prontos, os sabões são utilizados para limpeza dos laboratórios do curso.

E você também pode reaproveitar o seu óleo usado e fazer sabão em casa. Anote os passos dados pelos estudantes do IFSC:

1) Dissolva 28 gramas de soda cáustica em 100 ml de água. Essa solução deve ser feita em banho de gelo.
2) Adicione 100 ml de óleo vegetal usado e 75 ml de álcool líquido.
3) Leve a mistura em banho maria mexendo continuamente por 30 minutos.
4) Deixe esfriar no próprio recipiente ou então coloque na forminha que desejar e deixe esfriar.
5) Aguarde dois dias para poder usar o sabão. O sabão pode ser usado para limpeza ou para lavar roupa.