Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mostra vai reunir trabalhos associados às discussões da Rio+20

A nona edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) vai reunir em eventos por todo o Brasil inovações que podem tornar realidade o desenvolvimento ambientalmente sustentável e socialmente justo. Todos os anos, as ações da semana são promovidas em torno de uma temática de importância social. Para a edição deste ano, o tema escolhido foi “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

A Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. Além disso, a escolha está em sintonia com as discussões da Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) – evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em junho deste ano, no Brasil. “As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do planeta e a necessidade de estruturas socioeconômicas renovadas”, avalia o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

Programação Nacional

A programação completa da SNCT em todo o Brasil, que acontece de 15 a 21 de outubro, está disponível em semanact.mct.gov.br. O evento é realizado desde 2004, no mês de outubro, em todo o Brasil. Para conferir o histórico das edições da SNCT de 2004 a 2011, clique na figura ao lado.