Aprender tabela periódica pode ser divertido

Quem não se lembra de ter estudado a tabela periódica? A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. Para alguns, aprender a tabela foi apenas decoreba e nada divertido.

Mas os alunos e professores do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Chapecó estão criando uma maneira didática para ajudar no ensino dessa tabela. Por meio de um projeto de pesquisa sobre produção de materiais didáticos temáticos para o ensino de química, os pesquisadores desenvolveram uma tabela periódica iluminada, com luzes diferenciadas de acordo com a classificação dos elementos, que será interligada com um computador.

O projeto está exposto na SNCT do Campus Chapecó. A bolsista Pricila Cerezolli explica que a tabela periódica em tamanho maior e com luzes já havia sido feita por alunos do curso Projeta em Eletromecânica. “Estamos melhorando o projeto e interligando com uma programa de computador que permite controlar o acendimento das luzes de acordo com cada grupo de elementos”, conta.

Muito animada com o projeto, Pricila destaca que, quando conseguirem fazer essa interligação entre a tabela e o programa de computador, a tabela periódica iluminada será um material versátil que poderá ser usado para entreter os alunos e deixar o aprendizado mais divertido. “Vários professores poderão utilizar a tabela em suas aulas”, ressalta.