Campus Itajaí discute consumo e resíduos sólidos na abertura da SNCT

A 9ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) começou nesta quarta-feira, dia 17, no Campus Itajaí com a palestra “Consumo consciente e gestão de resíduos sólidos”, com a participação da educadora ambiental Susana Beatriz da Costa da Cunha, da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí. Diretamente relacionada ao tema da SNCT, a palestra procurou despertar a atenção dos participantes para a importância do consumo moderado e da destinação correta dos resíduos de casas e empresas.

Segundo a palestrante, uma das principais barreiras relacionadas ao consumo é a ideia presente na sociedade de que melhoria da qualidade de vida está ligada ao aumento do consumo individual. “As pessoas querem preservar as florestas, mas não abrem mão do uso diário do ar-condicionado. O próprio governo estimula esta postura na população, incentivando por exemplo a venda de carros ao invés da melhoria do transporte coletivo”, destaca Susana.

Outra preocupação discutida na palestra de abertura da SNCT é a falta de envolvimento de cada cidadão com o destino apropriado dos seus resíduos sólidos. “O limite da preocupação da maioria das pessoas vai até a porta de sua casa. Para elas, desde que o caminhão de lixo leve o resíduo embora, não há problema. Mas a destinação desse lixo é um problema de todos. Em Itajaí, por exemplo, apenas em 2006 foi criado um aterro sanitário para receber esses resíduos e, além disso, os gastos relacionados à gestão dos resíduos representam a terceira maior despesa da prefeitura, atrás somente de educação e saúde”, explica.

Abertura da SNCT no campus

A abertura oficial da 9ª SNCT ocorreu logo antes da palestra ministrada pela representante da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí. Durante o discurso de abertura do evento, o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Carlos Alberto de Souza, destacou a importância da divulgação e do estímulo científicos. “Em um mundo com recursos limitados como o que vivemos, a ciência e a tecnologia representam meios para permitirmos a melhoria contínua da qualidade de vida das pessoas e, ao mesmo tempo, respeitarmos o meio ambiente e a sociedade”, afirmou.

As atividades da SNCT no Campus Itajaí continuam até a noite desta quinta-feira, dia 18. Clique aqui e confira a programação completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *