Itajaí expõe pesquisas relacionadas ao mar

Nesta quinta-feira, dia 18, o Campus Itajaí realiza a última atividade prevista para a 9ª edição da SNCT. Trata-se da apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos alunos e professores do campus, a partir das 19h.

Um dos projetos apresentados é uma proposta de sistema de observação ambiental remota, voltado para a melhoria do trabalho e da produtividade de maricultores. “Desenvolvemos uma ‘bóia’ de baixo custo que pode captar diversas informações úteis ao maricultor, como temperatura da água e salinidade. A partir do uso dessas bóias, pequenas cooperativas de maricultores ou ainda aqueles maricultores que estão profissionalizando sua produção podem agregar valor ao seu produto e, assim, se destacar no mercado”, explica um dos pesquisadores, o professor Thiago Alves.

Outro projeto apresentado será o Manual Construtivo da Canoa Baleeira, que traz em detalhes o método de construção de uma das embarcações típicas do litoral catarinense. “Esse é um conhecimento que se passa de pai para filho, entre os pescadores, e a proposta foi sistematizar esse conhecimento, que inclusive tem variações dependendo da região em que a baleeira é construída”, explica o coordenador de Pesquisa e Inovação do campus, Mathias Schramm.

A participação nas apresentações é gratuita. Para conferir a programação completa do Campus Itajaí e o endereço do campus, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *