Desafios matemáticos na SNCT em Araranguá

Em um dos estandes da SNCT em Araranguá, estudantes do curso de licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física promoveram desafios de matemática para os visitantes. Será que você consegue acertar pelo menos um deles? Confira:

“Como medirias os 11 minutos que são necessárias para cozinhar um biscoito com duas ampulhetas de oito e cinco minutos respectivamente?”

“Um automóvel comporta dois passageiros no banco da frente e três no banco de trás. Calcule o número de alternativas distintas para lotar o automóvel utilizando 7 pessoas, de modo que uma dessas pessoas nunca ocupe um lugar nos bancos da frente.”

“Em uma reta há 1.999 bolinhas. Algumas são verdes, e as demais, azuis (poderiam ser todas verdes ou todas azuis). Debaixo de cada bolinha escrevemos o número igual à soma da quantidade de bolinhas verdes à direita dela mais a quantidade de bolinhas azuis à esquerda dela. Se, na sequência de números assim obtida, houver exatamente três números que aparecem uma quantidade ímpar de vezes, quais podem ser estes três números?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *