Você sabe o que é sustentabilidade?

“Ser sustentável é doar o seu tempo para algo que não é só seu, mas também dos outros”. Esta foi uma das definições de sustentabilidade apresentadas pelo palestrante Benyamin Parham Fard, que ministrou a palestra “Você sabe o que é sustentabilidade?” na noite desta quinta-feira, dia 18, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Jaraguá do Sul.

Para Fard, a sustentabilidade está não só em programas ambientais de reaproveitamento de lixo, mas também nos pequenos gestos do cotidiano de cada pessoa. “No momento em que eu ‘dou um jeitinho’ e obtenho uma vantagem pessoal em relação a alguém, eu deixo de ser sustentável. Isso ocorre pois a outra pessoa está sendo prejudicada para que eu possa me beneficiar”, explica. “É preciso ter uma atitude sustentável, exercendo nossa cidadania”, completa.

A sustentabilidade enfrenta, também, problemas ligados ao excesso de consumo. “Economizar luz e água são fatores fundamentais. Mas além disso, os países desenvolvidos estão desestimulando seus cidadãos a terem carros, enquanto o Brasil está fazendo o contrário. O consumismo humano leva a um caminho sem volta”, destaca.

Falta de luz não atrapalha a palestra

Ainda nos primeiros minutos da palestra, o Campus Jaraguá do Sul teve um problema com o quadro de disjuntores de seu auditório principal, que estava cheio. Mesmo assim, o tema da palestra manteve as pessoas no auditório e, ainda sem a volta da energia elétrica, a palestra foi realizada com o auxílio das luzes de uma equipe de gravação que está registrando as principais atividades da SNCT em Jaraguá do Sul.

A falta de energia não afetou as demais atividades da SNCT no campus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *