Hemosc orienta alunos de Joinville sobre doação de sangue

Com o objetivo de conscientizar os alunos e visitantes do Campus Joinville sobre a importância da doação de sangue, o Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc) realizou, na sexta-feira (19), duas palestras durante a 9ª SNCT. Entre os principais temas abordados estiveram o processo de doação de sangue, as exigências para se tornar um doador e os benefícios da doação.

Para se tornar um doador é preciso ter entre 18 e 60 anos (quem já é doador pode doar sangue até os 67 anos), pesar pelo menos 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Por meio do aproveitamento das hemáceas, do plasma e das plaquetas do sangue, cada doador pode ajudar a salvar até três vidas.

O processo de doação é composto pela identificação e cadastro do interessado em doar sangue, pela avaliação individual (processo de triagem com perguntas sigilosas), pela coleta em si e por um lanche, o qual é oferecido pelo doador após a coleta. A etapa de coleta dura, em média, entre 7 e 12 minutos.

Para obter mais informações e se tornar um doador, clique aqui e acesse o site da rede do Hemosc.