Mostra tecnológica expõe resultados de pesquisas do Campus Joinville

Com o objetivo de estimular a pesquisa entre os alunos e servidores do Campus Joinville, uma das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi a Mostra Tecnológica, que expôs resultados de trabalhos de pesquisas desenvolvidos no campus. A Mostra ocorreu na sexta-feira, dia 19, e contou com a apresentação de seis pesquisas.

Uma das pesquisas desenvolvidas em Joinville mapeou o perfil dos cuidadores de idosos da cidade. Foram entrevistados 32 cuidadores e identificados hábitos, atividades e a formação desses profissionais. “Percebemos que estes profissionais não possuem uma formação específica para realizar essa atividade, mesmo sendo responsáveis, em alguns casos, por aplicar injeções e medicar os idosos”, explica a esudante Gabriela dos Santos, do curso técnico em Enfermagem.

Segundo a professora Josiane Siwert, a pesquisa indicou uma possibilidade de mercado de trabalho para os estudantes do IFSC. “É uma área que cresce bastante e nossos alunos podem aproveitar essa oportunidade”, afirma.

Outro trabalho apresentado identificou a formação de profissionais da saúde que manejam opióides (como, por exemplo, a morfina) no tratamento da dor em pacientes de hospitais do município. Segundo a professora orientadora do trabalho, Anna Geny Batalha Kipel, a maioria dos profissionais não possui formação adequada para o manejo deste tipo de medicamentos. “Mesmo entre os especialistas, são poucos os casos em que o profissional foi formado para manejar os opióides. E isso é preocupante, pois o tratamento da dor não é simples e precisa ser realizado de maneira adequada”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *