Instalações artística levam visitantes à reflexão

Uma das maneiras de estimular a ciência e a tecnologia ao longo da SNCT no Campus São Miguel do Oeste foi por meio da arte. Duas instalações artísticas – técnica que dá uso diferente do comum para objetos do cotidiano – levaram os visitantes do evento a refletir – literalmente – sobre suas vidas. Criadas por estudantes do curso técnico integrado em Agroindústria, as instalações ficaram expostas durante a terça-feira, dia 30.

Uma das instalações, chamada “Redescobrindo”, utilizava espelhos e outros objetos reflexivos para levar os visitantes a pensarem sobre sua vida. “Não colocamos um espelho inteiro, que permitiria a pessoa a se enxergar por inteiro. Utilizamos fragmentos e outros objetos porque gostaríamos que as pessoas pensassem de uma forma diferente da usual”, explica uma das criadoras, Ana Paula Machado, do terceiro módulo do curso. Também elaboraram a obra as alunas Suélen Cristina Lehmann Schmitz e Bruna Luise Ayres da Silva.

A segunda instalação, chamada “Emoções”, foi elaborada pelos alunos Marcionei Bedin, Rodrigo Zorzi e Sergio Carpeggiani e permitia diversas interpretações de que participava. O visitante deveria seguir um caminho determinado por setas no chão e contornar obstáculos até chegar numa área coberta por palavras em português, inglês e latim, todas significando emoções. Ao final, uma surpresa para quem abrisse a caixa posicionada ao lado das palavras. “A ideia surgiu num debate e fomos aprimorando até chegarmos a este formato”, explica Sergio, também no terceiro módulo do curso.