Alunos do Câmpus Criciúma assistem à palestra sobre saúde

Você conhece os cinco tesouros que todos as pessoas possuem? Os alunos dos cursos técnicos subsequentes de Edificações e de Eletrotécnica do Câmpus Criciúma puderam conhecer esses tesouros na noite desta segunda-feira (21), em uma palestra com o Dr. Teruo Watanabe, que teve como tema “Saúde e qualidade de vida no trabalho”. A atividade fez parte da programação da 10a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que esse ano tem como tema “Ciência, saúde e esporte”.

SONY DSCSegundo o Dr. Watanabe, nossos cinco tesouros são os dentes, as pernas, a água, a luz do sol e o dia de hoje. Os dentes porque a mastigação é uma etapa muito importante da refeição. “Quem mastiga direito, come até 30% menos”, afirma. As pernas porque quem caminha vive mais. “Pessoas que caminham para desempenhar suas atividades cotidianas ou que praticam atividade física regularmente possuem melhor qualidade de vida”, disse.

A água pode ser considerada um tesouro porque é fundamental para a funcionamento do corpo humano. “Principalmente para o bom funcionamento do nosso cérebro é muito importante tomar, no mínimo, dois litros de água por dia”. Já a luz do sol, de acordo com o médico, é fundamental para a absorção da vitamina D3, que previne vários tipos de doenças. “A maioria das pessoas tem deficiência dessa vitamina e nem sabem. Tomar sol duas vezes por semana, de 10 a 20 minutos, no horário entre 10h e 14h é fundamental para aumentar a vitamina D3, responsável por cerca de 20% das funções do nosso corpo”, explica.

SONY DSCPor último, o Dr. Watanabe ressaltou que, para alcançar a tão sonhada qualidade de vida, precisamos aprender a viver um dia de cada vez. “As pessoas vivem lamentando o passado e preocupados com o futuro. Tudo que temos é o dia de hoje. Esse pensamento aliado a todos esses processos certamente farão as pessoas serem mais felizes”, conclui.