Impressora 3D do IFSC faz sucesso na SNCT de Brasília

Os alunos Victor e Larozan estão em Brasília representando o IFSC.

Imagine desenhar um produto no computador, apertar um botão e vê-lo ser construído em poucos minutos. Com uma máquina para manufatura aditiva, conhecida como impressora 3D, isso é possível. Esse foi um dos projetos do IFSC selecionados para representar o Instituto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de Brasília que começou nesta segunda (21) e segue até domingo (27).

Para mostrar a impressora 3D na prática, os alunos do curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Florianópolis e bolsistas do projeto, Victor Andrade dos Santos e Larozan Hinkel, vieram ao Distrito Federal, acompanhados do professor Aurélio da Costa Sabino Neto. Os estudantes explicam que uma das aplicações da máquina é para fazer uma prototipagem rápida. “Ao invés de investir recursos na fabricação de uma peça experimental é possível usar a impressora 3D para criar protótipos de novos produtos que ainda estão em desenvolvimento”, explica Victor.

Visitantes ficaram curiosos em entender o funcionamento da impressora.

Para fazer o projeto, foi feita uma pesquisa bibliográfica para levantar os modelos existentes. “Nossa intenção foi verificar os modelos livres já existentes e melhorá-los, aprimorando a parte mecânica e otimizando a parte eletrônica”, conta Victor.

A máquina chamou a atenção de quem passava pelo estande do IFSC. “É muito gratificante ver a curiosidade do público em relação ao nosso projeto”, afirma Larozan.

Clique aqui para ver a impressora funcionando durante a SNCT de Brasília.