Ministros participam da abertura da SNCT de Brasília

aberturaNesta terça-feira à tarde (22), foi realizada a solenidade de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de Brasília com a presença dos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e da Educação, Aloizio Mercadante. A ex-ginasta Daiane dos Santos e o físico Marcelo Gleiser também participaram da cerimônia da 10ª edição do evento que tem como tema “Ciência, saúde e esporte”.

No ano em que o evento atinge a marca de dez edições, houve um aumento significativo da SNCT pelo País. De acordo com o Governo Federal, em 2013, mais de 300 mil atividades em mais de 800 cidades fazem parte da programação nacional.

MECEm seu discurso, o ministro da CT&I destacou o objetivo dessa iniciativa. “O evento é um momento de conversação entre a comunidade científica e a população, uma hora de pensarmos a importância da ciência para a sociedade e de como ela pode beneficiar a vida das pessoas”, enfatizou.

O ministro da educação também ressaltou o papel da ciência para o desenvolvimento social do Brasil sempre ressaltando a necessidade da educação para isso. “Não se faz ciência sem educação, por isso a alfabetização é a nossa prioridade”, disse.

estande_IFSCSegundo a organização do evento em Brasília, são esperadas aproximadamente 140 mil pessoas até domingo (27), último dia da feira, sendo uma média de 15 a 20 mil pessoas por dia. O espaço tem aproximadamente 30 mil metros quadrados, onde 294 expositores se dividem em 72 estandes. Um desses estandes é o da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em que o IFSC apresenta dois projetos do Câmpus Florianópolis.