Professores do IFSC promovem minicursos durante o 2º Sict-Sul

Na manhã desta terça-feira (22), professores do Câmpus Araranguá promoveram três minicursos aos participantes do 2º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (Sict-Sul), evento que integra os câmpus Araranguá e Criciúma do IFSC, o Câmpus Sombrio do IFC e o Câmpus Araranguá da UFSC. Um deles foi o “Panorama da Educação Básica”, com o professor César Marques. O 2º Sict-Sul fez parte da programação da SNCT do IFSC.

SONY DSCO professor César abordou dez temas que contribuíram para a construção do modelo de educação atual aplicado pelas escolas brasileiras. Segundo ele, a educação no Brasil é fragmentada e abstrata. “A interdisciplinaridade quase não existe. Os alunos estudam cada disciplina de forma isolada e não entendem porque precisam aprender aquilo, ou de que forma ele vai usar aquele conhecimento na sua vida”, explica.

Além disso, o professor também ressaltou que a educação é a escola hoje é voltada apenas para o mercado, o que causa um empobrecimento da relação humana. “O mercado é o ‘deus’ da sociedade capitalista. Nós, como educadores, temos que ter consciência disso e precisamos assumir uma postura de querer mudar esse panorama”, conclui.

Os outros dois minicursos promovidos pelo IFSC foram “Programação Arduino”, com o professor Eduardo Tocchetto de Oliveira Júnior, e “Tecnologia de fabricação dos não-tecidos”, ministrado pelo professor Wellington Rangel.