Aluna de Canoinhas ensina colegas a usar software livre de desenho

Alunos dos Cursos Técnicos de Edificações e de Informática do Câmpus Canoinhas puderam conhecer e aprender a desenhar com o Sketch Up – um software da empresa Google que pode ser baixado gratuitamente e que é usado para fazer desenhos 3D.

Aluna e professora ministram juntas oficina de desenho 3D.

A oficina, que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), está sendo ministrada pela professora Ana Paula Pupo Correia e pela aluna dela, Daiane dos Santos, do Curso Técnico de Edificações. “Também faço o curso superior de Desenho Industrial e como tenho facilidade de mexer com este programa, resolvemos ajudar outros alunos. É um programa bem simples e que faz com que plantas ganhem volumetria”, afirma Ana Paula.

Além de plantas de imóveis, o software pode ser usado para desenhar objetos e móveis.

Oficina de maqueteria auxilia alunos no desenvolvimento de plantas.

Para melhorar a percepção dos alunos na hora de desenvolver as plantas, a professora Ana Paula promoveu também uma oficina de maquetes. “O objetivo é que os alunos compreendam a noção espacial 3D”, afirma. A maioria dos participantes é do Técnico de Edificações. Eles desenham as plantas no computador, imprimem e depois desenvolvem as maquetes. “Esta é uma disciplina que eles terão mais no final do curso. Aqui podem antecipar este conhecimento.”