Alunos pesquisam a incidência de chuva ácida em Jaraguá do Sul

SONY DSCA incidência de chuva ácida no município de Jaraguá do Sul foi o objeto de estudo de alunos do 6º módulo do curso técnico integrado de Química do Câmpus Jaraguá do Sul. Eles fizeram coleta e análise da água da chuva durante um determinado período, em cinco bairros do município, e constataram que o ph médio é de 5,6. O trabalho foi apresentado em formato de pôster durante o 2º Sict-Sul.

“Esse índice é considerado no limite. A chuva ácida acontece quando há grande emissão de poluentes na atmosfera, o que no caso de Jaraguá do Sul, pode ser atribuído ao grande número de veículos que circulam na cidade”, explica o aluno Lucas Rodrigues Luz. Jaraguá tem cerca de 150 mil habitantes e possui mais de 95 mil veículos cadastrados, segundo o Detran.

O trabalho, que foi orientado pelos professores Mário César Sedrez e Juliano Maritan Amâncio, concluiu ainda que o tema deve ser alvo de mais estudos. “A chuva ácida causa danos à fauna, à flora e à arquitetura das cidades e, em casos mais extremos, pode contaminar até a água e o solo, interferindo em toda a cadeia alimentar”, conclui Lucas.