Professores do Câmpus Florianópolis-Continente apresentam pesquisas durante a SNCT

Apresentação cultural “Identidade Santa Catarina - Brasil”, do professor Luciano de Azambuja

Apresentação cultural “Identidade Santa Catarina – Brasil”, do professor Luciano de Azambuja

Na segunda-feira (21), ocorreu a abertura do III Seminário de Pesquisa e Extensão do Câmpus Florianópolis-Continente, que integra a programação da 10ª SNCT, no auditório da Reitoria do IFSC. Os alunos assistiram a palestra “Turismo em Florianópolis – Gestão e Inovação” de Luciane Camelotti, da Secretaria Municipal de Turismo Cultura e Esportes (Setur) e a apresentação cultural “Identidade Santa Catarina – Brasil”, do professor Luciano de Azambuja. No final da noite, aconteceu a apresentação de trabalhos.

Na terça-feira (22), o evento deu continuidade à apresentação de trabalhos e uma das pesquisas apresentadas foi “Desenvolvimento de produtos glúten free na confeitaria”, das nutricionistas Emilaura Alves, Jane Parisenti e Andréia Gonçalves Giaretta e da professora do curso técnico subsequente em Panificação e Confeitaria Graziella Lemos Oliveira. No decorrer do ano de 2012, a equipe trabalhou receitas com farinha sem glúten, que foram testadas no laboratório do câmpus.

Apresentação do trabalho “Desenvolvimento de produtos glúten free na confeitaria”

De acordo com Emilaura Alves, a necessidade de desenvolver produtos sem glúten criou-se através das aulas. “Os alunos tem que trabalhar receitas com restrições, como por exemplo a alimentação funcional. Por isso, desenvolvemos as receitas e criamos um material didático explicando o que é a doença celíaca e as receitas”, diz a professora.