Saúde no trabalho é tema da abertura da SNCT no Câmpus Jaraguá do Sul

As pessoas podem sair do trabalho com uma saúde melhor do que quando entram na empresa? Por que é importante que as empresas cuidem da saúde dos trabalhadores? As respostas a essas e outras perguntas relacionadas à saúde no local de trabalho foram dadas pelo diretor da Unidade Jaraguá do Sul do Sesi, Jefferson Galdino, durante a abertura da 10ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Câmpus Jaraguá do Sul nesta terça-feira (22). O evento ocorreu às 19h no auditório do câmpus.

Jaraguá abertura 2Segundo Galdino, que é formado em Educação Física, as empresas que investem em atividades de promoção de saúde junto aos funcionários apresentam ganhos tanto financeiros quanto em produtividade. “Menos afastamentos, doenças do trabalho e gastos com planos de saúde e remédios estão entre os principais ganhos para as empresas. Para se ter um exemplo, o impacto com a perda de produtividade em empresas que não investem na saúde do trabalhador é 400% maior do que seria o custo desse investimento”, relata.

Mas as empresas não são as únicas que ganham quando há preocupação com a saúde. O bem-estar, a auto-estima e a melhoria dos relacionamentos estão entre os benefícios de que pratica esportes regularmente. “Poucas coisas na vida são mais importantes do que a saúde, e poucas coisas são mais importantes para a saúde do que a prática de atividades físicas”, destaca.

Jaraguá abertura 1Segundo o diretor-geral do Câmpus Jaraguá do Sul, Erci Schoenfelder, o tema “Ciência, Saúde e Esporte” adotado em 2013 pela SNCT em todo o País é importante para o estímulo de uma vida saudável entre as pessoas. “É uma preocupação importante e para a qual todos temos que estar atentos desde cedo”, afirma.

As atividades da SNCT no Câmpus Jaraguá do Sul vão até a próxima sexta-feira (25) e são abertas ao público em geral. Entre os destaques está uma caminhada que será promovida no último dia da SNCT, às 9h, no centro da cidade e que contará com serviços de saúde como medição de glicemia e cálculo da massa corpórea das pessoas. Para conferir a programação, clique aqui.