SNCT em Canoinhas incentiva corpo e mente saudáveis

CapoeiraCentenas de pessoas, entre alunos, servidores e visitantes, podem conferir uma programação bastante diversificada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Câmpus Canoinhas. Nesta quarta-feira, a apresentação de capoeira e a tenda com esportes radicais chamaram a atenção dos estudantes.

A equipe de Long Board de Canoinhas mostrou as diferenças desta categoria do skate – que é mais estável e atinge velocidades maiores – e falou de um dos principais projetos do grupo – a Rua da Juventude. Todo sábado à tarde uma das principais ruas do Centro da cidade é fechada para a prática de atividades esportivas e apresentações culturais.skate1

Para “Batuta”, um dos idealizadores do projeto, o objetivo é incentivar crianças, adolescentes e adultos a se movimentarem. “Seja skate, arte circense ou qualquer esporte. O importante é se exercitar e fazer amigos.”

Geração de ideias

Geração de ideiasAlém de corpo são, a mente também deve ser exercitada. O professor Jefferson Treml promoveu uma oficina de “Geração de Ideias” para problemas sociais e para possíveis negócios. “Primeiro é apresentado um conceito, como tecnologia, depois os alunos discutem um problema social e todos os atores envolvidos. Eles selecionam qual o principal ator relacionado àquele problema e por último propõe ideias para resolvê-lo de acordo com o conceito apresentado lá no começo”, explica.

E é assim, questionando temas do dia a dia, que muitas pessoas também cuidam da saúde. A Rede Feminina de Combate ao Câncer está na SNCT. “Neste mês as mulheres estão vendo o rosa por todos os cantos da cidade. É como um lembrete que questiona a todo momento: estou cuidando da minha saúde?”, aponta Regina Celes Gomes Weinert, da Rede em Canoinhas.

câncer de mamaEla destacou a importância de unir esforços para a conscientização, como a participação das alunas do programa Mulheres Mil, que confeccionaram centenas de flores com garrafas PET que estão enfeitando a cidade.