Tudo em família

DSC03288Lúcia de Matos e Catiane de Matos Malczewski possuem mais do que um sobrenome em comum. Mãe e filha estudam juntas no Câmpus Gaspar do IFSC e aproveitaram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para ganhar uma renda extra na Feira de Economia Solidária do câmpus.

Aos 51 anos, Lúcia nunca teve muito tempo para fazer cursos, já que sempre trabalhou fora como diarista. Agora aposentada, ficou empolgada quando a filha Catiane, de 16 anos, estudante do curso técnico integrado em Vestuário, falou sobre o curso que o câmpus ofertaria pelo programa Mulheres Mil. “Fiquei com vontade de aprender algo diferente e conhecer pessoas novas”, conta Lúcia. Estudando no câmpus desde maio, aposentada está adorando o curso. “Aprendi muitas coisas, até espanhol já sei falar alguma coisa”, afirma.

Catiane também gosta muito de estudar no IFSC. “Fiquei sabendo do IFSC quando foram divulgar na minha outra escola e estou gostando de estudar aqui, principalmente quando tem algo relacionado ao tema que gosto que é moda”, diz.

Além de estudar, a jovem faz cup cakes e, de vez em quando, traz para vender para os colegas. Quando ficaram sabendo da Feira de Economia Solidária que teria durante a SNCT no câmpus, mãe e filha resolveram unir esforços e garantir um dinheiro a mais. Quem passou nesta quarta (23) pelo câmpus, pode conferir os bolinhos e sanduíches naturais feitos pela família.