Você entende o que você come?

DSC03272Foi com essa indagação que a química Amélia Wehmuth chamou a atenção para a importância de se ter uma alimentação balanceada. Em palestra durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus Gaspar, Amélia destacou como o entendimento dos rótulos dos alimentos pode ajudar a melhorar nossas escolhas.

DSC03271De acordo com pesquisa apresentada pela palestrante, 40% das pessoas não leem o rótulo de alimentos e, dentre os 60% que leem, 40% não entendem ou entendem muito pouco. Para explicar para os estudantes como entender o rótulo, Amélia mostrou as informações que devem estar contidas na embalagem e falou sobre cada tipo de alimento. “Para ter uma alimentação balanceada é preciso ler os rótulos e entender o que tem em cada alimento”, ressaltou.

Como recomendações finais para um bem-estar, a palestrante indicou o consumo de frutas, verduras, peixes e cereais integrais. “Comer de tudo um pouco, ter um prato bem colorido”, aconselhou. Além disso, Amélia orientou que as pessoas façam de 5 a 6 refeições por dia, bebam em média 2 litros de água, façam atividade física, não comam na frente da TV e, claro, leiam e entendam os rótulos dos alimentos.