Alunos de Joinville apresentam soluções para gestão de hospitais

GH DesafioO Curso Superior de Gestão Hospitalar do Câmpus Joinville está realizando durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) o GH Desafio, em que os alunos apresentam artigos científicos voltados para a gestão de dois hospitais parceiros da atividade: o Hospital e Maternidade Jaraguá, de Jaraguá do Sul, e o Hospital Bethesda de Pirabeiraba, de Joinville.

A partir de dados fornecidos pelas administrações das duas instituições, foram feitos diagnósticos e apresentadas as soluções mais viáveis. Entre os temas abordados nos artigos estão absenteísmo, turnover, centro de custos e sistema de custeio.

Segundo o professor Márcio Costa, o objetivo é que os alunos aprendem a desenvolver a escrita científica e analisem situações reais de gestão. “Os gestores dos hospitais presentes nas apresentações ficaram muito satisfeitos. Inclusive, relataram que as soluções podem não ser as ideais, mas são as mais viáveis. E este é um ponto muito importante para nossos alunos aprenderem”, afirmou.

Além do GH Desafio, alunos dos 4º e 5º módulos de Gestão Hospitalar participam também de outra atividade: o Scientifica Text, em que a temática do artigo é livre.

O professor Márcio destaca que a ideia de propor estas atividades surgiu da percepção de um certo “desespero” dos alunos na hora de desenvolver o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Para ele, é importante que os alunos se apropriem do conhecimento científico ao longo do curso e que seja desenvolvido em todas as disciplinas.