Barco solar do IFSC está em exposição no Câmpus Florianópolis

IMG_20131023_092512A equipe Zênite Solar, formada por alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), está com os preparativos a mil para a etapa catarinense do Desafio Solar – uma competição entre barcos movidos a energia solar que acontece em todo o Brasil. A embarcação está em exposição na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013 no Câmpus Florianópolis.

“Na etapa passada, identificamos vários pontos críticos no sistema do barco. Alguns conseguiremos solucionar, mas outros precisam de mais tempo e recursos, não conseguiremos para esta disputa”, explicou o professor Flábio Batista, coordenador do projeto. Para São Francisco do Sul, a equipe também dobrou de tamanho: de quatro (a menor equipe que competiu na etapa anterior) para oito alunos.

“O nosso objetivo é ter o sistema pronto para participar das provas e realizar novos testes. O intervalo entre as etapas foi pequeno em relação à complexidade do sistema e temos consciência de que não é com poucos meses de trabalho que chegaremos perto do nível das outras equipes, que têm anos de experiência”, comenta Flábio.

Na última prova disputada, em julho, em Búzios (RJ), a equipe do IFSC ficou em último lugar. A campeã foi a Vento Sul, formada por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pentacampeã do Desafio Solar e favorita para a prova de São Francisco do Sul, que será realizada na primeira quinzena de novembro.