Garopaba recebeu conselheiro do CNE

franciscocordaoFrancisco Aparecido Cordão, conselheiro do Conselho Nacional de Educação, ministrou palestras sobre as novas diretrizes curriculares dos cursos técnicos na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Garopaba. As novas diretrizes permitem a oferta de cursos técnicos que o conselheiro classifica como “concomitantes na forma e integradas no conteúdo”, como os cursos técnicos concomitantes em Informática e Biotecnologia do Câmpus Garopaba.

Os cursos serão oferecidos em parceria entre o IFSC e a Escola Estadual Básica Maria Corrêa Saad, próxima ao Câmpus Garopaba. As aulas referentes ao ensino médio serão ministradas na escola estadual, enquanto a educação profissional técnica fica a cargo do IFSC. O projeto pedagógico é único, o que vai permitir que os currículos da educação básica e da educação profissional sejam mais integrados.

Na forma “tradicional” do curso técnico concomitante, estudantes de diferentes instituições matriculam-se em um curso técnico e os currículos da educação básica não necessariamente focam assuntos que serão vistos pelos alunos no seu curso de educação profissional. Os dois cursos de Garopaba são os primeiros oferecidos pelo IFSC nesse formato e estão com inscrições para o processo seletivo abertas até 6 de novembro, no site www.ingresso.ifsc.edu.br. Francisco Cordão afirma que conhece apenas mais uma iniciativa semelhante no Brasil, em São Paulo.