I Mostra de ensino e extensão do Vale do Itajaí reúne trabalhos dos câmpus Gaspar e Itajaí

DSC03294Junto com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus Gaspar, foi realizada a I Mostra de ensino e extensão do Vale do Itajaí. Durante a tarde de quarta-feira (23), alunos e servidores dos câmpus Gaspar e Itajaí puderam apresentar seus projetos. A mostra contou com 23 trabalhos, entre projetos integradores, de pesquisa e extensão.

A professora Vanessa  Oechsler, coordenadora da mostra, explica que a ideia do evento foi integrar os câmpus do IFSC que são próximos geograficamente. “Queremos estreitar as relações e fazer ainda mais parcerias”, destacou.

DSC03297Um dos alunos que apresentou seu trabalho durante a mostra foi Lucas Machado de Oliveira, da quarta fase do curso técnico integrado em Química do Câmpus Gaspar. O seu projeto integrador – feito na terceira fase do curso – foi sobre a influência da vegetação ciliar na qualidade da água.

Lucas explica que na região do Vale, a cada chuva forte, ocorrem processos erosivos em grandes proporções.  Além disso, muitas pessoas acabam ocupando áreas de mata ciliar, prejudicando o meio-ambiente. “Chegamos à conclusão de que os diferentes tipos de vegetação ciliar tem influência na qualidade e quantidade da água”, esclarece.  De acordo com o aluno, os ambientes com vegetação tendem a reter as águas das chuvas e protegem os solos. “Com esse projeto, nosso objetivo foi conscientizar a população a não ocupar esse tipo de área com mata ciliar, pois pode piorar ainda mais os riscos em caso de chuva”, destaca.