Laboratórios do curso de Agroindústria atraem curiosidade dos visitantes

laboratorio_frutas_hortalicasOs laboratórios utilizados nas aulas do curso técnico de Agroindústria do Câmpus Xanxerê prenderam a atenção dos alunos do 1° ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva, que visitaram o câmpus na manhã desta quinta-feira (24). Nas instalações recém-reformadas, eles acompanharam alguns processos realizados durante as aulas do curso, em especial nas áreas de laticínios, frutas e hortaliças, cereais, raízes e tubérculos e microbiologia.

laboratorio_microbiologia_bacteriasNa parte de laticínios, os estudantes conheceram o iogurte de milho – projeto desenvolvido no curso – e acompanharam o teste do alzarol, que detecta impurezas no leite. Na área de frutas e hortaliças, observaram os equipamentos utilizados na produção de geleias e o tanque de fermentação, no qual se produz vinho e cerveja. No setor de microbiologia, observaram em microscópios como é a estrutura do amido de milho antes e depois da adição de água, além de visualizar os mínimos detalhes anti-higiênicos de uma mosca em imagem ampliada.

turma_escola_costa_e_silvaOs estudantes observaram também algumas culturas de fungos e bactérias produzidas no laboratório e a importância dessas experiências para a produção de alimentos, além de acompanhar demonstrações com outros equipamentos dos laboratórios. Para o diretor da escola, Edegar Fumagalli, a aproximação com o Câmpus Xanxerê é importante para os alunos. “Eles sempre aproveitam e aprendem muito”, afirmou o diretor da instituição estadual, que existe há 60 anos, tem atualmente cerca de mil alunos e oferta os cursos de magistério, ensino médio regular, inovador (em período integral) e técnico de Alimentos.