“Tour” pelo Câmpus Xanxerê mostra principais laboratórios e oficinas a visitantes

laboratorio_microbiologia_microscopiosO Câmpus Xanxerê manteve as portas abertas à visitação da comunidade durante os dois dias de programação da SNCT 2013. Além de estudantes de escolas de ensino fundamental e médio da região do município, o câmpus recebeu também visitantes não vinculados a instituições de ensino – convidados pelos próprios alunos – que conheceram um pouco sobre os cursos ofertados, visitaram os laboratórios e participaram de oficinas. Todas as atividades foram coordenadas por estudantes e professores.

oficina_desenho_3A diretora do câmpus, Margarida Hahn, enfatiza a importância de que a comunidade conheça o Instituto Federal de Santa Catarina e os cursos ofertados gratuitamente para a comunidade. “Nossa função é formar cidadãos, não apenas trabalhadores. Somos uma instituição presente no estado todo e estarmos aqui em Xanxerê é uma grande conquista para a cidade”, enfatizou a diretora, durante a recepção a um dos grupos de visitantes. Até o final da manhã desta quinta-feira (24), cerca de 300 pessoas já tinham percorrido as atividades de laboratório e oficinas oferecidas na SNCT.

oficina_garrafinha_2No “tour” organizado pelos alunos e servidores do câmpus para os visitantes, várias atividades foram desenvolvidas em sequência: recepção e exibição de vídeo institucional; projeto e produção de peça de aço nas oficinas de fabricação mecânica, solda e desenho mecânico; oficina sobre resíduos sólidos e reciclagem; trilha sensitiva; visita e observação de equipamentos e experiências nos laboratórios de leite e derivados, de tecnologia de frutas e hortaliças, de tecnologia de cereais, raízes e tubérculos e de microbiologia.

As atividades tiveram início na última terça-feira (22), com palestra do diretor do Câmpus São Carlos, Juarez Pontes, e da responsável ambiental da empresa Sperandio Motors, Gabriela Goellner.