Alunos de Joinville constroem eletrocardiogramas

EletrocardioEm uma das oficinas da SNCT em Joinville, alunos puderam construir um pequeno equipamento que simula o funcionamento de um aparelho de eletrocardiograma – aquele que identifica a intensidade dos batimentos cardíacos.

Trata-se de um circuito elétrico ligado a eletrodos que, ao serem colocados no peito, medem a diferença de potencial e fazem a lâmpada de LED piscar de acordo com a frequência cardíaca.

A atividade já estava sendo desenvolvida com algumas turmas do Curso Técnico de Eletroeletrônica, em uma ação conjunta de pesquisa entre o câmpus Joinville do IFSC e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).