Campeonato de lançamento de foguetes chama a atenção do público

SONY DSCUm campeonato de lançamento de foguetes foi a atração que mais chamou a atenção do público durante a SNCT do Câmpus Araranguá. É claro que não estamos falando de foguetes espaciais, mas sim de projéteis feitos com garrafa pet, que chegam a atingir mais de 100 metros de distância.

A fabricação do foguete é simples e os próprios participantes podiam confeccionar os seus no local para participar das demonstrações. Os competidores já trouxeram seus foguetes prontos.

A atividade nasceu quando cinco alunos do curso técnico integrado de Eletromecânica ficaram em dependência na disciplina de Física. Foi então que o professor Humberto Oliveira resolveu propor uma atividade de recuperação diferente, que faria os estudantes realmente estudarem e aplicarem o que aprendessem na prática. Devido à proximidade com o Clube de Astronomia de Araranguá, formado por alunos e servidores do câmpus, não foi difícil escolher um tema adequado.

SONY DSCTendo como base nos vídeos publicados no canal da Olimpíada Brasileira de Astronomia, os alunos reproduziram um kit lançador de foguetes e ainda o aperfeiçoaram. “O nosso modelo tem a trava de lançamento, que permite um controle maior do equipamento”, conta o professor Humberto.

SONY DSCDepois de pesquisar e construir o modelo, os alunos fizeram um trabalho de divulgação nas escolas da região, ensinando os alunos a construírem seus foguetes e convidando outros estudantes a participarem da SNCT. O resultado? Cerca de 50 competidores, várias demonstrações e dois dias inteiros de diversão e integração entre os estudantes. “A Física é uma disciplina que tende a afastar os alunos. Quando se consegue despertar o interesse deles de alguma forma, o aprendizado se dá de maneira mais tranquila e muito mais eficiente”, avalia Humberto.

O aluno Rafael Ramos Maciel do curso superior de licenciatura em Física está desenvolvendo seu TCC utilizando o foguete no processo de aprendizagem.

Para conferir o ranking com as distâncias alcançadas por cada participante, clique aqui.